A construção do acesso de metro, por túnel, a East Side em Manhattan, a partir de Long Island em Nova Iorque é um dos maiores projetos públicos de Engenharia Civil a decorrer atualmente em todo o mundo. O projeto, que inclui a construção de múltiplos túneis, galerias e estações subterrâneas, possui duas tuneladoras de 200 toneladas a operar em simultâneo.
Da responsabilidade da Autoridade Metropolitana de Transportes de Nova Iorque, esta ligação ferroviária transportará diariamente cerca de 162 mil passageiros, através de 24 composições de metropolitano a operarem em paralelo nas horas de maior tráfego.
A execução dos túneis está a cargo da espanhola Dragados e da americana Judlau, que operam numa joint venture 70/30, enquanto que a consultoria geral de engenharia ficou entregue à PB Americas, STV e Parsons Transportation Group. A gestão do projeto é feita pela URS Corporation.
A obra, cuja conclusão estava prevista para finais de 2013, entrando ao serviço em 2014 ficará terminada apenas em 2019, devido a uma série de atrasos motivados por condicionalismos logísticos e dificuldades de financiamento.
O custo total de construção estimado é de 8,4 mil milhões de dólares.
Fonte: EngenhariaCivil